quarta-feira, 22 de outubro de 2014

CIÊNCIA – GEOLOGIA – LESTE DA ÁFRICA



ONDE O SAL SE CONFUNDE COM A TERRA

A Depressão de Afar, conhecida também como Triângulo de Afar, é uma região no leste da África localizada entre a Etiópia, Eritreia e a República do Djibouti, onde ocorre o encontro de três placas tectônicas que estão se separando num ritmo entre 1 e 2 centímetros ao ano.
Essa atividade geológica provoca um intenso estresse na crosta da Terra, resultando no surgimento de fissuras, vulcões, escarpas, falhas e fontes termais. Sob a superfície da região corre o magma que mantém 12 vulcões em plena atividade. Os tremores de terra são sentidos constantemente.
Nessa região está localizado o Lago Assal, o maior ponto de depressão do continente africano, a 155 metros abaixo do nível do mar.
O Mar Vermelho inundou o Triângulo num passado remoto, deixando depositado ali o sal que hoje é explorado por mercadores. Sobrevivem na região um sem número de tribos pastoris.
A Depressão de Afar é conhecida por ter sido o lar de alguns fósseis famosos, entre eles o Australopithecus afarensis (carinhosamente chamado de Lucy), o Ardipithecus ramidus, Ardipithecus kadabba e o Australopithecus garhi. As ferramentas de pedra mais antigas que conhecemos através das escavações arqueológicas também foram encontradas na Depressão.

Fotos: George Steinmetz da National Geografic


Nenhum comentário:

Postar um comentário