quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

CULTURA POPULAR

Antonio Nóbrega



 O REINO ENCANTADO DE ANTONIO NÓBREGA
E SEU INSTITUTO BRINCANTE

Pernambucano de Recife, o taurino Antonio Nóbrega nasceu em 1952. Começou seus estudos no Colégio Marista e aos 12 anos iniciou seu curso de violino com o mestre-violinista catalão Luis Soler na Escola de Belas Artes de Recife e o de canto lírico com a professora Arlinda Rocha. Aos 16 anos já participava da Orquestra de Câmara da Paraíba e da Orquestra Sinfônica do Recife. Convidado por mestre Ariano Suassuna, passou a integrar o Quinteto Armorial em 1971.
A partir de 1976 o seu entrosamento com as várias vertentes da cultura popular fez com que Antonio Nóbrega desenvolvesse e apresentasse seus espetáculos “A Bandeira do Divino”, “Arte da Cantoria”, “Maracatu Misterioso”, “Mateus Presepeiro”, O Reino do Meio-Dia”, “Figural”, Brincante”e “Segundas Histórias”.
Cena de "Brincante - O Filme"
INSTITUTO BRINCANTE - Em 1992 Nóbrega fundou o Brincante, localizado em São Paulo, Vila Madalena. Espaço para aulas e espetáculos, o instituto já atendeu mais de 20 mil alunos, formou em torno de 2.200 educadores, realizou 70 espetáculos e atendeu mais de 30 instituições por meio de cursos, oficinas e palestras.
Em 1999, Nóbrega e sua trupe de dançarinos, cantores e cenógrafos, começou a viajar pelo mundo com diversas apresentações. O espetáculo inaugural foi “Pernambouc” no Festival de D’Avignon (França), preparado exclusivamente para o público francês. Depois da França, Alemanha, Portugal e o mundo com diversos outros espetáculos.
Neste ano estreou o longa-metragem “Brincante – O Filme” que conta a saga do Instituto e as andanças de Antonio Nóbrega e sua maravilhosa trupe de artistas totais.

            http://antonionobrega.com.br/brincante-ameacado-por-especulacao-imobiliaria/


Brincante nas Escolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário