quarta-feira, 25 de março de 2015

CULTURA – ARTES PLÁSTICAS - ILUSTRAÇÃO


NORMAN ROCKELL
BREVE NOTA BIOGRÁFICA
E ALGUNS EXEMPLOS
DE SUA VISÃO SOBRE A AMÉRICA

Nascido em Nova Iorque em 1894, Norman Rockwell sempre quis ser um artista. Aos 14 anos de idade, matriculou-se na Escola de Arte de Nova York (anteriormente Chase Escola de Arte). Em 1910, deixou a escola para estudar arte na Academia Nacional de Desenho, mas logo se transferiu para a Art Students League, onde estudou com Thomas Fogarty e George Bridgman.  De Bridgman, Rockwell aprendeu as habilidades técnicas, nas quais se baseou por toda a sua carreira.
Rockwell encontrou o sucesso precocemente. Pintou sua primeira coleção de quatro cartões de Natal antes de seu décimo sexto aniversário. Ainda na adolescência foi contratado como diretor de arte para a revista Vida de Meninos, a publicação oficial da Boy Scouts of America, e começou uma carreira freelance de sucesso, ilustrando uma grande variedade de publicações para jovens.

Aos 21 anos, Rockwell e família mudaram-se para New Rochelle, Nova Iorque, vivendo numa comunidade cujos vizinhos incluíam ilustradores famosos tais como  Frank Leyendecker e Howard Chandler Christy. Lá, Rockwell montou um estúdio com o cartunista Clyde Forsythe e produziu trabalhos para revistas como LIfe e Literary Digest. Em 1916, Rockwell pintou sua primeira capa para O Saturday Evening Post, uma revista considerada por Rockwell como a “janela de maior visibilidade da América”. Ao longo dos próximos 47 anos, outras 321 ilustrações de Rockwell apareceriam na capa do SEP. Também em 1916, Rockwell casou-se com Irene O'Connor, divorciando-se em 1930.
Os anos 1930/40 são considerados os mais representativos da carreira de Rockwell. Em 1930 ele se casou com a professora Mary Barstow. O casal teve três filhos: Jarvis, Thomas e Pedro. Em 1939 a família mudou-se para Arlington, Vermont, e Rockwell começou um fecundo trabalho de reflexão sobre os hábitos e costumes da vida americana em pequenas cidades.

Em 1943, inspirado pela mensagem do presidente Franklin Roosevelt enviada ao Congresso, Rockwell pintou a série Quatro Liberdades. As pinturas foram reproduzidas em quatro edições consecutivas de O Saturday Evening Post acompanhadas de ensaios de escritores contemporâneos. Liberdade de Expressão, Liberdade de Culto, Liberdade de Querer e Liberdade do Medo tornaram-se imensamente populares. As obras excursionaram pelos Estados Unidos em uma exposição que foi patrocinada em conjunto pela Postar e os E.U.A. A excursão levantou mais de $130 milhões através de vendas de títulos do Departamento do Tesouro americano para o esforço de guerra.
Embora a série Quatro Liberdades tenha sido um grande sucesso, 1943 trouxe para Rockwell uma enorme perda. Um incêndio destruiu seu estúdio de Arlington, bem como numerosas pinturas e sua coleção de trajes históricos e adereços.
Em 1953, a família Rockwell mudou de Arlington, Vermont, para Stockbridge, Massachusetts. Seis anos mais tarde, Maria Barstow Rockwell teve morte súbita.

Em colaboração com seu filho Thomas, Rockwell publicou sua autobiografia, Minhas Aventuras como Ilustrador, em 1960. O Saturday Evening Post publicou excertos do livro tornando-o um best-seller que alcançou oito edições consecutivas. Em 1961, Rockwell casou-se com Molly Punderson, professora aposentada. Dois anos mais tarde, ele terminou sua associação de 47 anos com O Saturday Evening Post e começou a trabalhar para a revista Look. Durante seus 10 anos de associação com a Look, Rockwell pintou quadros com alguns dos seus interesses e preocupações mais profundas, incluindo direitos civis, Guerra da América sobre a pobreza, e a exploração do espaço.
Em 1973, Rockwell estabeleceu um acordo para preservar seu legado artístico, fundando assim a Stockbridge Historical Society, que mais tarde se tornaria o Museu Norman Rockwell. Em 1976, com sérios problemas de saúde, Rockwell começou a preocupar-se com o futuro do seu estúdio. Ele conseguiu fazer com que seu estúdio e acervo fossem incorporados ao Museu Norman Rockweel. Em 1977, recebeu a mais alta honraria civil da nação norte-americana, a Medalha Presidencial da Liberdade.

Rockwell faleceu em 1978. Em 2008, foi nomeado postumamente o artista oficial do estado de Massachusetts, graças a um esforço dedicado de estudantes no Condado de Berkshire, onde Rockwell viveu nos últimos 25 anos de sua vida.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO dos dados biográficos de Rockwell: Lalo Arias

Nenhum comentário:

Postar um comentário