domingo, 9 de agosto de 2015

CULTURA – ARTES VISUAIS



RIO, PAPEL E LÁPIS
 

CASSIO LOREDANO LANÇA LIVRO 
E ABRE EXPOSIÇÃO DE DESENHOS NO IMS/RIO


Caricaturista consagrado no Brasil e no exterior, Cássio Loredano volta-se pela primeira vez para uma cidade em Rio, papel e lápis. Os 61 desenhos, realizados em 2014 e 2015 sob encomenda do Instituto Moreira Salles, dão conta de um Rio de Janeiro longe dos clichês, em que a natureza é apenas um pano de fundo para a beleza construída de prédios de importância histórica e afetiva para Loredano. O livro, que marca o 450o aniversário da cidade, será lançado no dia 8 de agosto com a exposição de mesmo nome na Pequena Galeria do IMS-RJ. 
 

Incorporados ao acervo do IMS, os desenhos revelam um Rio pouco conhecido – da igreja de Nossa Senhora da Cabeça, escondida no Jardim Botânico, à ponte dos Jesuítas, em Santa Cruz – e lançam um novo olhar sobre o Centro, região mais tradicionalmente retratada da cidade. A partir de um roteiro feito de memória, Loredano visitou com o fotógrafo Aílton Silva os lugares escolhidos e partiu dessas fotografias para criar seus desenhos, usando grafite, nanquim, esferográfica e aquarela. No livro, os desenhos são acompanhados por pequenos textos, de sua autoria, em que mistura dados históricos e comentários sobre suas escolhas. 



A exposição propõe um recorte nesse percurso, reunindo em pequenos grupos temáticos o percurso do desenhista. Delírios como a arquitetura mourisca da Fundação Oswaldo Cruz, ou do edifício Valentim, em Santa Teresa, convivem com uma paisagem propositalmente esvaziada para destacar a beleza de prédios como o Theatro Municipal e o Museu de Arte Moderna. Vemos ainda os muitos momentos em que construções de épocas diferentes se enfrentam de forma nem sempre harmoniosa.


CÁSSIO LOREDANO nasceu no Rio de Janeiro em 1948. Em mais de 40 anos de carreira como caricaturista, foi colaborador dos principais veículos brasileiros e de jornais como El País, Libération e Frankfurter Allgemeine. Dedicou livros a Antonio Nássara, Andrés Guevara, Omar Figueroa e Luis Trimano, numa pesquisa da memória da caricatura no Brasil que resultou ainda em seis volumes reunindo parte do minucioso mapeamento que vem realizando na obra de J. Carlos. É consultor da área de iconografia do Instituto Moreira Salles. 

SERVIÇO

Rio, papel e lápis
Desenhos de Cássio Loredano
Curadoria: Julia Kovensky e Paulo Roberto Pires
Abertura e lançamento do livro: 8 de agosto.
Visitação: de 8 de agosto a janeiro de 2016
De terça a domingo, das 11h às 20h.

LOCAL

Instituto Moreira Salles - Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea – Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 3284 7400

FONTE
www.ims.com.br/ims
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário