terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CULTURA – A ARTE DA LUTHERIA



UM BATE PAPO COM O LUTHIER RODRIGO MÜLLER

No ajuste do cello
Relojoaria de violino
Conversei com o Rodrigo duas ou três vezes no Bar do Paulo Canova sobre a arte da lutheria. Mas num bar, quando estamos rodeados de amigos, fica difícil falar a respeito de um  assunto como este, principalmente quando as outras pessoas estão mais interessadas em conversar sobre temas mais comuns do nosso cotidiano. Outras informações e dúvidas sobre a sua arte e vida pessoal, eu extraí do Rodrigo através da internet mesmo. O Rodrigo é um camarada afável, sempre com meio sorriso pronto num canto da boca e constantemente disposto a falar sobre música e a arte de construção de instrumentos de corda. A lutheria, pra mim, existe num universo paralelo. Quem pode imaginar de onde vêm tantos instrumentos de corda? Se perguntarmos a uma criança em idade pré-escolar que nasceu numa metrópole e que pouco viajou onde nascem os franguinhos, elas responderão certamente que eles nascem no supermercado. Pois pra mim, até certa idade, tinha certeza que os instrumentos de corda, tais como os violinos, violas, violões, guitarras, violoncelos e contrabaixos saiam de alguma fábrica de um chapeleiro maluco. É quase por aí, mas nem tanto.
Rodrigo nasceu em Indaiatuba, cidade da Região da Grande Campinas. Ariano, com 26 anos completos, é casado e pai de uma menina. É técnico em ferramentaria formado pelo SENAI. Mas sua paixão sempre foi voltada para os instrumentos de corda e, por extensão, a música que eles nos propiciam. Iniciou seu curso de lutheria na Escola Bumba Meu Boi, em Itu. Depois passou pelo Conservatório de Música de Tatuí. Rodrigo, por ter ascendência alemã, sempre foi aficionado pela cultura de seus antepassados e pelas construções medievais alemãs.
E ele ainda discorreu sobre os diversos tipos de madeira que usa na feitura dos instrumentos: o ébano é para a escala e acessórios; o abeto para o tampo do instrumento; o acero para o fundo, para as laterais e para o braço dos instrumentos; e por aí segue ele dissertando também sobre o verniz, a goma laca...
O Rodrigo se especializou ou, como ele mesmo diz, focou na  manufatura de instrumentos de arco, como o violino, viola e violoncelo, mas o que ele prefere mesmo é o violino. Ah, já ia passando em brancas nuvens: a origem do termo luthier é francesa e tem seu significado ligado à palavra luth (alaúde).

Violino, uma obra de Rodrigo
Violino Pochet, a especialidade do nosso Luthier

Um vídeo com Rodrigo Müller: http://youtu.be/1paZqlhIU_0

Nenhum comentário:

Postar um comentário